Os meios de ensino
Introdução
Os
meios de ensino é o tema explanado no presente trabalho. Para se considerar que
existem um ensino é necessariamente que haja os recursos favoráveis para a
aprendizagem, os tais meios são chamados de recursos didácticos ou pedagógicos.
Estes são todos os meios usados pelo professor para a facilitação e a
compreensão da disciplina e conteúdos no PEA.
O
tema tem como objectivo, mostrar a importância do uso dos meios de ensino na
aprendizagem. Mostrando em que ponto o uso destes recursos é benéfico para o
professor e para o aluno na aprendizagem.
O
tema encontra-se estruturado da seguinte maneira: conceito dos recursos de
ensino, a classificação dos meios de ensino, os objectivos de uso dos meios de
ensino, princípios de uso dos recursos didácticos e por fim a importância do uso
dos recursos de ensino.
A
metodologia usada para a elaboração do trabalho foi a pesquisa dos manuais
disponíveis na biblioteca da faculdade de Educação e Comunicação da Universidade
Católica de Moçambique e a pesquisa da internet.
Os
meios de ensino no processo de ensino e aprendizagem
Segundo
Piletti (2006, p.68), “os recursos de ensino são os componentes do ambiente da
aprendizagem que dão origem à estimulação do aluno”. Acrescenta Libâneo (2013,
p.191), podemos designar também como “meios de ensino todos os meios ou
recursos materiais utilizados pelo professor e pelos alunos para a organização
e condução metódica do processo de ensino e aprendizagem”.
No
entanto, os recursos de ensino são todos aqueles meios usados pelos educadores
e ao educando com vista a fazer acontecer o PEA, de uma forma simples e
compreensiva dos conteúdos. Se sabe que para existir uma boa aprendizagem é
necessário um ambiente agradável, uma sala equipada de materiais básicos, o
professor munido de recursos necessários para a matéria que pretende leccionar
e por fim o aluno também acompanhado de cadernos, livros, caneta e o mais
importante confiante e motivado para a realização das suas actividades.
A
estes pensamentos não foge a lógica de Souza (2007,p. 111), “recurso didáctico
é todo material utilizado como auxílio no ensino e aprendizagem do conteúdo
proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”. De salientar que, os materiais
didácticos variam consoante as matérias e as disciplinas.
Por
exemplo: na disciplina de Geografia quando se trata de conteúdos que dizem
respeito a localização dos continentes, será necessário os Mapas em especial
Mapa-Mundo, Globo terrestres, atlas. Na disciplina de Biologia na matéria
relacionado com o corpo humano, o professor precisará de Esqueleto Humano. Nesta
vertente, os recursos não têm sido os mesmos para todas as disciplinas, e por
vezes nem mesmo para a própria disciplina.
Classificações
de meios de ensino
As
classificações de recursos de ensino existem uma grande divergência dos autores,
mas nesta abordagem irar-se-á classificar em dois autores: Piletti e Neríce.
Piletti
(2006,), classifica os recursos de ensino em três que são:
Ø Recursos
visuais, que engloba Projecções, Cartazes e Gravuras
Ø Recursos
auditivos: Rádio e Gravações.
Ø Recursos
audiovisuais: Cinema e Televisão.
Mas
também o autor não exclui os recursos encontrados na sociedade, uma vez que a
instituição de ensino encontra-se nela, e que os conteúdos leccionados estão
relacionados com o homem e o meio. No entanto, encontramos Recursos humanos e Materiais.
Recursos humanos
|
Recursos materiais
|
||
1. Professor,
2. Aluno,
3. Pessoal escolar e
4. Comunidade
|
Ambiente
|
Recursos da comunidade
|
|
Natural
|
Ambiente escolar
|
1. Industrias,
2. Lojas
e
3. Repartições
Públicas
|
|
1. Água,
2. Folhas
e
3. Pedra
|
4. Giz,
5. Quadro
negro e
6. Cartazes
|
Esta
é uma classificação bastante abrangente mas que tem como vantagem a inclusão da
sociedade no meio escolar. O uso destes recursos da comunidade serve como uma
ponte de aproximação da realidade comunitária à da escola.
Para
Neríce (1966), classifica os recursos de ensino em quatro categorias que são:
Material permanente de trabalho: Quadro-preto,
Apagador, Giz, Caderno, Compassos, Projector e Réguas.
Material informativo: Mapas, Livros,
Dicionários, Enciclopédias, Jornais, Discos e Filmes.
Material ilustrativo visual ou
audiovisual: Desenhos, Cartazes, Gravuras, Retratos, Discos, Gravadores
Projectores.
Material experimental: aparelhos e
materiais necessários para a realização de experiências no geral.
No
entanto, o professor deve saber fazer o uso dos mesmos para que lhe facilite na
exposição dos conteúdos. De recordar que os recursos devem estar perto do
professor ou aluno para que quando for necessário o seu uso não tenha
dificuldade em localizá-los e para evitar o mais difícil que é procura-los no
seu devido momento de utilidade.
Na
ideia de Briggs (1976, p.130), “para alguns alunos, as imagens dão melhores
resultados que as palavras”, sustenta Casanova (1999), as imagens valem mais
que as palavras, os alunos aprendem mais ouvindo e vendo. Estes cinco (5)
órgãos de sentido devem trabalhar juntos para a melhoria e o aperfeiçoamento
dos conteúdos.
Objectivo
do uso dos recursos de ensino
O uso dos recursos de ensino variam
de disciplina para disciplina. Para Libâneo (2013, p.191), “o momento de uso
dos recursos de ensino vai depender do trabalho docente prático, no qual se
adquirirá o efeito traquejo da manipulação do material didáctico”. No momento
que o professor utiliza um recurso didáctico dentro da sala de aula, ele
transfere os conhecimentos que estão expressos no livro para a realidade do
educando. Dessa forma, o professor pode usar o recurso didáctico para preparar,
melhorar ou aprimorar a aula que será dada.
Piletti (2006), acrescenta que:
O uso destes recursos tem como objectivo
motivar e despertar o interesse dos alunos, favorecer o desenvolvimento da
capacidade de observação, visualizar e concretizar os conteúdos da
aprendizagem, fornecer informações e dados, permitir a fixação da aprendizagem,
ilustrar noções mas abstractas e desenvolver a experimentação concreta (p. 154).
De lembrar que, as escolas moçambicanas,
não reúnem todos os recursos necessários para todas as disciplinas ou
conteúdos, que torna difícil ao professor aprimorar os conteúdos com materiais precisos
para as suas aulas, os professores com intenção de entreter as suas aulas são
obrigado a usar os recursos pessoas e não da escola para ilustrar, ou mesmo,
aproximar o aluno com a realidade. Mas são poucos professores com essa
iniciativa, mas os que fazem isso é de louvar pois realiza uma tarefa muito exemplar
para os seus educandos.
Princípios
do uso dos recursos didácticos
“Os recursos didácticos devem
adequar-se ao nível dos alunos, à realidade da escola e ao assunto a ser
exposto”(Piletti, 2000, p.282). No entanto, ao
seleccionar um meio de ensino deve-se ter em vista os objectivos a serem
alcançados. Nunca se deve utilizar um meio só porque está na moda.
Para Piletti
(2000) e Nicola (2016), quanto a utilização
deve-se observar os seguintes aspectos:
Ø
A utilização dos
recursos deve ser planejada, desenvolvendo-se acompanhada de actividades;
Ø
Sempre que possível,
usar o recurso didáctico de forma colectiva, para provocar observações,
comentários e para os alunos tirem conclusos;
Ø
Deve ser levado em
conta o recurso a ser empregado com o assunto e a faixa etária dos alunos,
quanto às suas características socioculturais e individuais;
Ø
O recurso didáctico
empregado deve ativar os recursos mentais e conduzir ao raciocínio.
Ø
A selecção dos recursos
Dependem dos conteúdos específicos de cada disciplina;
Ø
Na escolha dos meios deve-se levar em conta a natureza da
matéria ensinada. Algumas matérias exigem maior utilização de e meios
audiovisuais que outras. Ciências, por exemplo exigem mais audiovisuais do que
matemática;
Ø
A
eficácia depende também das características dos próprios meios com relação as
funções que podem exercer no processo de aprendizagem. A função de um cartaz,
por exemplo, é diferente da do álbum seriado;
Ø
O
tempo disponível é outro elemento importante que deve ser considerado. A
preparação e utilização dos meios requerem determinado tempo e, muitas vezes, o
professor não dispõe desse tempo.
Importância
do uso dos recursos audiovisuais
Segundo Piletti (2000), “os
recursos didácticos podem oferecer ricos estímulos à criança, motivando-a e em
muitos casos ajudando-a a desinibir-se cabendo ao professor associar os
recursos e saber explora-los”. Estes recursos dão mais motivação ao aluno no
PEA.
Exemplo: na disciplina de biologia,
relacionado a matéria da constituição do corpo humano, se o professor trás
consigo o esqueleto humano ou cartaz dele, vai criar interesse e ânimo por
parte do aluno e o professor também, o aluno estará com a curiosidade e interesse
da aula assim como a da disciplina.
Não deixando de fora a era
tecnológica, os meios visuais também contribuem bastante na aprendizagem. Muitas
crianças vivem em ambiente repleto de informações. Piletti (2006), sustenta
que:
Quanto a utilização dos recursos
audiovisuais na sala de aula, devemos ter presente que o homem toma
conhecimento do mundo exterior através dos cinco (5) sentidos. Aprendemos
através do gosto, tacto, olfacto, ouvido e vista; retemos do que lemos,
escutamos, vemos, vemos e escutamos, ouvimos e logo discutimos, ouvimos e logo realizamos
(p.156).
Portanto, os cinco (5) sentidos não
têm a mesma importância no PEA, visto que cada sentido actua de uma forma
diferente que a outra, o uso de um único sentido não trás consigo a eficácia na
aprendizagem mas sim se usar os mesmos de uma forma simultânea.
Conclusão
Das abordagens feitas, os recursos
didácticos é importante no PEA porque facilita o professor na abordagem da sua
disciplina tanto nos conteúdos e para o aluno facilita na aquisição e percepção
do conhecimento, levando assim na fixação da matéria.
Nos dias actuais com o avanço
tecnológico, as aprendizagens tem sido mais eficais porque o aluno e o
professor ficam com os recursos ao seu dispor. Em escolas em que há o uso de internet,
projectores, gravador e ilustrações de filmes por exemplo, tem sido mais prático
e proveitoso na aprendizagem.
Mas não se pode globalizar, visto
que existem escolas em Moçambique que não reúnem condições necessárias para a
aprendizagem, concretamente em zonas rurais.
O uso dos recursos de ensino, em
algum momento pode vir à promover a qualidade de ensino assim como a progressão
do nível cognitivo do aluno.
Referências
bibliográficas
Briggs,
L.J. (1976). Manual de planejamento de
ensino. SP-Brasil: Cultrix LTDA.
Casanova,
A. (1999). Manual de evolución educativa.
(5ª ed.).Madrid-México: Lamurala,S.A.
Libâneo,
J.C. (2013). Didáctica. (2ª ed.).
SP-Brasil: Cortez editora.
Neríce,
E. (1966). Introdução a didáctica geral: dinâmica
da escola. (4ª ed.). SP-Brasil: Fundo
de cultura.
Nicola, J.A. (2016). A
importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Revista NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1,
p.355-38.
Piletti,
C. (2000). Didáctica especial. (15ª
ed.). SP-Brasil: Ática.
Piletti,
C. (2006). Didáctica geral.
SP-Brasil: Ática.
Souza, S. E. (2007). O uso de recursos didácticos no ensino
escolar: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de
Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia
da UEM: Infância e Práticas Educativas. Disponível em: <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigo s/019.df >. Acesso em: 10 de Augusto
de 2019.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarA sua explanação foi tão excepcional, objectivo e claro.
ResponderEliminarUma exposição simples e esclarecedora, parabéns!
ResponderEliminarGostaria que estivesse em formato em PDF. Pois, estou a acompanhar uma colega com o tema semelhante e gostaria fazer recurso. E também, a página deveria indicar correctamente o nome do autor do trabalho. ikmbimbi1@gmail.com