Os meios de ensino


Introdução

Os meios de ensino é o tema explanado no presente trabalho. Para se considerar que existem um ensino é necessariamente que haja os recursos favoráveis para a aprendizagem, os tais meios são chamados de recursos didácticos ou pedagógicos. Estes são todos os meios usados pelo professor para a facilitação e a compreensão da disciplina e conteúdos no PEA.
O tema tem como objectivo, mostrar a importância do uso dos meios de ensino na aprendizagem. Mostrando em que ponto o uso destes recursos é benéfico para o professor e para o aluno na aprendizagem.
O tema encontra-se estruturado da seguinte maneira: conceito dos recursos de ensino, a classificação dos meios de ensino, os objectivos de uso dos meios de ensino, princípios de uso dos recursos didácticos e por fim a importância do uso dos recursos de ensino.
A metodologia usada para a elaboração do trabalho foi a pesquisa dos manuais disponíveis na biblioteca da faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique e a pesquisa da internet.  













 Os meios de ensino no processo de ensino e aprendizagem

Segundo Piletti (2006, p.68), “os recursos de ensino são os componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação do aluno”. Acrescenta Libâneo (2013, p.191), podemos designar também como “meios de ensino todos os meios ou recursos materiais utilizados pelo professor e pelos alunos para a organização e condução metódica do processo de ensino e aprendizagem”.
No entanto, os recursos de ensino são todos aqueles meios usados pelos educadores e ao educando com vista a fazer acontecer o PEA, de uma forma simples e compreensiva dos conteúdos. Se sabe que para existir uma boa aprendizagem é necessário um ambiente agradável, uma sala equipada de materiais básicos, o professor munido de recursos necessários para a matéria que pretende leccionar e por fim o aluno também acompanhado de cadernos, livros, caneta e o mais importante confiante e motivado para a realização das suas actividades.
A estes pensamentos não foge a lógica de Souza (2007,p. 111), “recurso didáctico é todo material utilizado como auxílio no ensino e aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”. De salientar que, os materiais didácticos variam consoante as matérias e as disciplinas.
Por exemplo: na disciplina de Geografia quando se trata de conteúdos que dizem respeito a localização dos continentes, será necessário os Mapas em especial Mapa-Mundo, Globo terrestres, atlas. Na disciplina de Biologia na matéria relacionado com o corpo humano, o professor precisará de Esqueleto Humano. Nesta vertente, os recursos não têm sido os mesmos para todas as disciplinas, e por vezes nem mesmo para a própria disciplina.

Classificações de meios de ensino

As classificações de recursos de ensino existem uma grande divergência dos autores, mas nesta abordagem irar-se-á classificar em dois autores: Piletti e Neríce.
Piletti (2006,), classifica os recursos de ensino em três que são:
Ø  Recursos visuais, que engloba Projecções, Cartazes e Gravuras
Ø  Recursos auditivos: Rádio e Gravações.
Ø  Recursos audiovisuais: Cinema e Televisão.
Mas também o autor não exclui os recursos encontrados na sociedade, uma vez que a instituição de ensino encontra-se nela, e que os conteúdos leccionados estão relacionados com o homem e o meio. No entanto, encontramos Recursos humanos e Materiais.
Recursos humanos
Recursos materiais
1.      Professor,
2.       Aluno,
3.       Pessoal escolar e
4.       Comunidade
Ambiente
Recursos da comunidade
Natural
Ambiente escolar
1.      Industrias,
2.      Lojas e
3.      Repartições Públicas
1.      Água,
2.      Folhas e
3.      Pedra
4.      Giz,
5.      Quadro negro e
6.      Cartazes
Esta é uma classificação bastante abrangente mas que tem como vantagem a inclusão da sociedade no meio escolar. O uso destes recursos da comunidade serve como uma ponte de aproximação da realidade comunitária à da escola.
Para Neríce (1966), classifica os recursos de ensino em quatro categorias que são:
Material permanente de trabalho: Quadro-preto, Apagador, Giz, Caderno, Compassos, Projector e Réguas.
Material informativo: Mapas, Livros, Dicionários, Enciclopédias, Jornais, Discos e Filmes.
Material ilustrativo visual ou audiovisual: Desenhos, Cartazes, Gravuras, Retratos, Discos, Gravadores Projectores.
Material experimental: aparelhos e materiais necessários para a realização de experiências no geral.
No entanto, o professor deve saber fazer o uso dos mesmos para que lhe facilite na exposição dos conteúdos. De recordar que os recursos devem estar perto do professor ou aluno para que quando for necessário o seu uso não tenha dificuldade em localizá-los e para evitar o mais difícil que é procura-los no seu devido momento de utilidade.
Na ideia de Briggs (1976, p.130), “para alguns alunos, as imagens dão melhores resultados que as palavras”, sustenta Casanova (1999), as imagens valem mais que as palavras, os alunos aprendem mais ouvindo e vendo. Estes cinco (5) órgãos de sentido devem trabalhar juntos para a melhoria e o aperfeiçoamento dos conteúdos.

Objectivo do uso dos recursos de ensino

O uso dos recursos de ensino variam de disciplina para disciplina. Para Libâneo (2013, p.191), “o momento de uso dos recursos de ensino vai depender do trabalho docente prático, no qual se adquirirá o efeito traquejo da manipulação do material didáctico”. No momento que o professor utiliza um recurso didáctico dentro da sala de aula, ele transfere os conhecimentos que estão expressos no livro para a realidade do educando. Dessa forma, o professor pode usar o recurso didáctico para preparar, melhorar ou aprimorar a aula que será dada.
Piletti (2006), acrescenta que:
 O uso destes recursos tem como objectivo motivar e despertar o interesse dos alunos, favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação, visualizar e concretizar os conteúdos da aprendizagem, fornecer informações e dados, permitir a fixação da aprendizagem, ilustrar noções mas abstractas e desenvolver a experimentação concreta (p. 154).
De lembrar que, as escolas moçambicanas, não reúnem todos os recursos necessários para todas as disciplinas ou conteúdos, que torna difícil ao professor aprimorar os conteúdos com materiais precisos para as suas aulas, os professores com intenção de entreter as suas aulas são obrigado a usar os recursos pessoas e não da escola para ilustrar, ou mesmo, aproximar o aluno com a realidade. Mas são poucos professores com essa iniciativa, mas os que fazem isso é de louvar pois realiza uma tarefa muito exemplar para os seus educandos.

Princípios do uso dos recursos didácticos 

“Os recursos didácticos devem adequar-se ao nível dos alunos, à realidade da escola e ao assunto a ser exposto”(Piletti, 2000, p.282). No entanto, ao seleccionar um meio de ensino deve-se ter em vista os objectivos a serem alcançados. Nunca se deve utilizar um meio só porque está na moda.
Para Piletti (2000) e Nicola (2016), quanto a utilização deve-se observar os seguintes aspectos:
Ø  A utilização dos recursos deve ser planejada, desenvolvendo-se acompanhada de actividades;
Ø  Sempre que possível, usar o recurso didáctico de forma colectiva, para provocar observações, comentários e para os alunos tirem conclusos;
Ø  Deve ser levado em conta o recurso a ser empregado com o assunto e a faixa etária dos alunos, quanto às suas características socioculturais e individuais;
Ø  O recurso didáctico empregado deve ativar os recursos mentais e conduzir ao raciocínio.
Ø  A selecção dos recursos Dependem dos conteúdos específicos de cada disciplina;
Ø    Na escolha dos meios deve-se levar em conta a natureza da matéria ensinada. Algumas matérias exigem maior utilização de e meios audiovisuais que outras. Ciências, por exemplo exigem mais audiovisuais do que matemática;
Ø  A eficácia depende também das características dos próprios meios com relação as funções que podem exercer no processo de aprendizagem. A função de um cartaz, por exemplo, é diferente da do álbum seriado;
Ø  O tempo disponível é outro elemento importante que deve ser considerado. A preparação e utilização dos meios requerem determinado tempo e, muitas vezes, o professor não dispõe desse tempo.

Importância do uso dos recursos audiovisuais

Segundo Piletti (2000), “os recursos didácticos podem oferecer ricos estímulos à criança, motivando-a e em muitos casos ajudando-a a desinibir-se cabendo ao professor associar os recursos e saber explora-los”. Estes recursos dão mais motivação ao aluno no PEA.
Exemplo: na disciplina de biologia, relacionado a matéria da constituição do corpo humano, se o professor trás consigo o esqueleto humano ou cartaz dele, vai criar interesse e ânimo por parte do aluno e o professor também, o aluno estará com a curiosidade e interesse da aula assim como a da disciplina.
Não deixando de fora a era tecnológica, os meios visuais também contribuem bastante na aprendizagem. Muitas crianças vivem em ambiente repleto de informações. Piletti (2006), sustenta que:
Quanto a utilização dos recursos audiovisuais na sala de aula, devemos ter presente que o homem toma conhecimento do mundo exterior através dos cinco (5) sentidos. Aprendemos através do gosto, tacto, olfacto, ouvido e vista; retemos do que lemos, escutamos, vemos, vemos e escutamos, ouvimos e logo discutimos, ouvimos e logo realizamos (p.156).
Portanto, os cinco (5) sentidos não têm a mesma importância no PEA, visto que cada sentido actua de uma forma diferente que a outra, o uso de um único sentido não trás consigo a eficácia na aprendizagem mas sim se usar os mesmos de uma forma simultânea.

Conclusão

Das abordagens feitas, os recursos didácticos é importante no PEA porque facilita o professor na abordagem da sua disciplina tanto nos conteúdos e para o aluno facilita na aquisição e percepção do conhecimento, levando assim na fixação da matéria.
Nos dias actuais com o avanço tecnológico, as aprendizagens tem sido mais eficais porque o aluno e o professor ficam com os recursos ao seu dispor. Em escolas em que há o uso de internet, projectores, gravador e ilustrações de filmes por exemplo, tem sido mais prático e proveitoso na aprendizagem.
Mas não se pode globalizar, visto que existem escolas em Moçambique que não reúnem condições necessárias para a aprendizagem, concretamente em zonas rurais.
O uso dos recursos de ensino, em algum momento pode vir à promover a qualidade de ensino assim como a progressão do nível cognitivo do aluno.   














Referências bibliográficas

Briggs, L.J. (1976). Manual de planejamento de ensino. SP-Brasil: Cultrix LTDA.
Casanova, A. (1999). Manual de evolución educativa. (5ª ed.).Madrid-México:       Lamurala,S.A.
Libâneo, J.C. (2013). Didáctica. (2ª ed.). SP-Brasil: Cortez editora.
Neríce, E. (1966). Introdução a didáctica geral: dinâmica da escola. (4ª ed.). SP-Brasil:     Fundo de cultura.
Nicola, J.A. (2016). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de                      ciências e biologia. Revista NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-38.
Piletti, C. (2000). Didáctica especial. (15ª ed.). SP-Brasil: Ática.
Piletti, C. (2006). Didáctica geral. SP-Brasil: Ática.
Souza, S. E. (2007). O uso de recursos didácticos no ensino escolar: I Encontro de            Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de          Pedagogia da UEM: Infância e Práticas Educativas. Disponível em:      <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigo        s/019.df >. Acesso em: 10 de Augusto de 2019.

                                                               

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. A sua explanação foi tão excepcional, objectivo e claro.

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  3. Uma exposição simples e esclarecedora, parabéns!
    Gostaria que estivesse em formato em PDF. Pois, estou a acompanhar uma colega com o tema semelhante e gostaria fazer recurso. E também, a página deveria indicar correctamente o nome do autor do trabalho. ikmbimbi1@gmail.com

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