project de neg
Índice
Plano de negócios também chamado plano empresarial, é um documento que especifica, em linguagem
escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Geralmente é
escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também
pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma
representação do modelo de negócios a ser seguido. A utilização de planos
estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e
contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização.
Massensini (2011, p.43), “é
resumo dos principais pontos do seu negócio (incluindo indicadores de
viabilidade, tais como: lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do
investimento e ponto de equilíbrio) ”. Nesta vertente, no SE também deve
constar sobre os dados dos empreendedores, dados do empreendimento, missão da
empresa, setor de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social
discriminando por sócio e com percentual de participação e fonte de recursos.
A
cooperativa Nemelle N’lhe é um empreendimento que se localiza na província de
Nampula, no distrito do mesmo nome, na zona urbana, na Avenida 25 de Setembro
enfrente da UCM-FEC. É uma cooperativa que se dedica a venda de produtos de
primeira necessidade (venda de Gulabos e Maheu).
As
razões que levaram a cooperativa acima referida a criar o projecto é de
melhorar as condições económicas de sócios e funcionários da empresa e reduzir
o desemprego na sociedade, assim promovendo o desenvolvimento social, a função
da cooperativa é de fornecer alimentos (produtos) para os estudantes da
UCM-FEC, FADIR, Mussabimbique e os de mais.
O
valor financiado pelos parceiros e pelo banco comercial será investido no negócio
para o desenvolvimento da cooperativa.
O
valor financiado pelo banco comercial será pago mensalmente, após 6 meses do
período de carência do negócio. O empréstimo obtido é de longo prazo (5 anos). A
garantia oferecida ao banco é dos imoves do próprio empreendimento.
Indicador de viabilidade
Descrição mensal
|
Valor
|
Unidade de Medida
|
PE
|
0,82 MZM
|
Mt
|
IMC
|
77
|
%
|
PRI
|
30 Dias
|
Tempo
|
Lucratividade
|
47
|
%
|
Rentabilidade
|
97
|
%
|
Tipo
de empreendimento
|
Cooperativa
|
Nome
fantasma
|
Nemelle
N’lhe (paremos para comer)
|
Localização
|
Av.
25 de Setembro-Nampula. Frente da UCM-FEC
|
Nuit
e contacto
|
NUIT:
000000000, Contacto: (+258) 8888888888
|
Data
de criação e legalização
|
30
de Abril de 2019. Legalização dia 17
de Maio de 2019
|
Missão
|
Fornecer
os produtos com qualidade, eficiência, bom atendimento aos clientes, bom
relacionamento da equipe de trabalho.
|
Visão
|
Expandir
os serviços para todas as instituições de ensino (Secundário, Médio
profissional e Superiores) e ser reconhecido ao nível da província.
|
Sector
de actividade
|
Comercio.
Venda de Maheu e Gulabos
|
Fonte
do capital
Ordem
|
Descrição
|
Valor
|
%
|
1
|
Próprio
|
173.890,50 MZM
|
70
|
2
|
Bancário
|
74.524,50 MZM
|
30
|
3
|
Total do valor
|
248.415,00 MZM
|
100
|
Capital
social discriminando por sócio e com percentual de participação
Sócios
|
Valor de contribuição
|
%
|
Aires
|
50.428,25 MZM
|
29%
|
Gabriel
|
38.255,91 MZM
|
22%
|
Bonde
|
36.517,01 MZM
|
21%
|
Rapce
|
27.822,48 MZM
|
16%
|
Mucuna
|
20.866,86 MZM
|
12%
|
Total
|
173.890,50 MZM
|
100%
|
PLANO DE NEGÓCIO
Segundo
Chivenato (2012, p.150), “plano de negócio é documento que abarca um conjunto
de dados e informações sobre o futuro empreendimento e define suas
características e condições para proporcionar uma análise da sua viabilidade e
dos riscos, bem como para facilitar sua implantação”. Massensini (2011, p.42), acrescenta a ideia a cima ilustrada dizendo, “Podemos
dizer que ele é um mapa de todo o percurso necessário para a consolidação do
empreendimento a ser montado”.
Dados dos empreendedores
Diz respeito aos dados do empreendedor
promotor do negócio e seus sócios da empresa ou empreendimento Massensini (2011).
Ordem
|
Nome
|
Endereço
|
Contacto
|
1
|
Filomena
Trinta Aires
|
Bairro
de Napipine, Q. 10, Casa Nº 200
|
44444444
|
2
|
Reginaldo
Afonso Henriques Gabriel
|
Bairro
de Carrupeia, Q.7, 5º Congresso Nº 24
|
88855555
|
3
|
Júlia
Alberto Bonde
|
Bairro
Militar, Casa Nº 84
|
88777777
|
4
|
Júlia
Alfredo Rapce
|
Av.
25 de Junho, Rua 25 de junho, Nº de casa 182
Muhala
expansão
|
888888888
|
5
|
Henriques
Domingos Damião Mucuna
|
Rua
543, Napipine-Nampula, Nº de casa 342
|
899999999
|
Equipa de gestão
MOTIVAÇÃO
|
Será
os valores monetários (dinheiro), satisfaz a 1ª necessidade alimentícias os
estudantes da UCM-FEC, DAIR, Mussabimbique entre outros.
|
Nível
de formação
|
Licenciatura
em ciências de Educação especialização em psicopedagogia.
|
Habilidades
|
Fazer
Maheu, fazer Gulabos, Badjias, preparação de Piripiri com Limão.
|
Experiencias
|
Venda
de produtos a cima referidos sem referência empresaria (vendas pessoas, ou
seja, caseiros).
|
Empreendimento
Brito (2013), Define Uma
empresa é como “uma pessoa jurídica ou sistema econômico que tem como objetivo
exercer uma atividade particular, pública ou de economia mista, que produza e
ofereça bens e/ou serviços, com o objetivo de atender à alguma necessidade
humana” (p.31). Porém, o objectivo pode variar consoante o tipo de empresa,
podendo ser, Produção ou comercialização de bens, Prestação de serviços. Atividades
comunitárias.
Nos
referindo do tipo de ramo da actividade é empresa comercial, ou seja, o plano
de negócio feito é para as empresas comerciais. A empresa comercial é aquelas
que vendem produtos acabados direitamente ao consumidor Brito (2013).
O projecto é uma cooperativa, há uma juncão
das habilidades e capacidades de produção dos mesmos produtos, dai que houve a
necessidades de juntas estas habilidades para que possamos expandir ao nível do
município, evitando assim a venda dos produtos de uma forma alheia que não
venha dar bons resultados e o não reconhecimento das capacidades.
Abaixo está o quadro resumo de empreendimento
Tipo
de empreendimento
|
Cooperativa
|
Nome
fantasma
|
Nemelle
N’lhe (paremos para comer)
|
Localização
|
Av.
25 de Setembro-Nampula. Frente da UCM-FADIR
|
Nuit
e contacto
|
NUIT:
000000000, Contacto: (+258) 8888888888
|
Data
de criação e legalização
|
30
de Abril de 2019. Legalização dia 17
de maio de 2019
|
Missão
|
Fornecer
os produtos com qualidade, eficiência, bom atendimento aos clientes, bom
relacionamento da equipe de trabalho.
|
Visão
|
Expandir
os serviços para todas as instituições de ensino (Secundário, Médio profissional
e Superiores) e ser reconhecido ao nível da província.
|
Sector
de actividade
|
Comercio.
Venda de Maheu e Gulabos
|
Objectivo
|
Fornecer
os alimentos para todos os estudantes tanto para outros, com bom preço e com boa
qualidade, para satisfaz as necessidades primárias “fome e sede”.
|
Prespectivas
|
Fornecer serviços com
boa qualidade para conquistar os clientes, lucrar o suficiente para que
durante 2 anos, haja o aumento do espaço de atendimento aos clientes e ser reconhecido
ao nível da província através de boa qualidade que o estabelecimento fornecerá
para o público.
|
O nome do
empreendimento “Nemelle N’lhe” que em português significa Paremos para Comer. A
escolha deste nome para o empreendimento deve-se ao facto que vários
estudantes, se focalizam apenas nos seus estudos sem se alimentar, ou porque o
valor que tem não basta para comprar uma Sandes, Apa entre outros, e com
abertura deste estabelecimento facilitará aos estudantes se deslocarem para se
alimentar independentemente do valor que tiver.
De salientar que, não se estuda
perfeitamente em quando que o estomago está vazio, sendo assim deve se pausar
os estudos por um momento para se alimentar.
ANÁLISE DO MERCADO
Kotler e Keller (2006, cit. em Brito, 2013, p.80),designam o mercado
consumidor como “o conjunto de todos os consumidores potenciais que
compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados
para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo”.
Clientes
Cliente é o público-alvo que vai ser
beneficiado do serviço prestado, nele importa referir os seguintes aspectos
“quem são, onde estão, suas necessidades”. Importa salientar que os clientes
são aqueles que estão dispostos em pagar os seus produtos ou seus serviços Massensini (2011). Para Chivenato
(2012), “cliente pode ser uma organização, uma empresa, um distribuidor, um atacadista,
um usuário dos produtos ou serviços ou um consumidor final” (p. 235). Portanto,
um cliente pode ajudar no desenvolvimento da empresa ou não., na medida que
compra ou não o produto.
Público-alvo
|
Quando
é que vem para o estabelecimento
|
Quanto
pagão pelo produto
|
Período
|
Área
de abrangência
|
Quantos
são
|
Estudantes
da UCM-FEC, UCM-DADIR, Mussabimbique e funcionários das mesmas
instituições
|
Sempre
que estiverem a sentir fome, cede e estiverem livres
|
Gulabos=10
Mt, Maheu=10 Mt,
Badjia=2
Mt
Pão=5
Mt
Sande
de Badjia=10 Mt
|
Das
07h00 as 22h00.
|
Enfrente
da UCM-FEC
|
Número
variável dos clientes
|
Concorrentes
São
as empresas ou pessoas que oferecem os mesmos serviços ou produtos para os
mesmos clientes, para conhecer melhor os clientes o empreendedor deve conhecer
os seguintes aspectos dos concorrentes: as estratégias, objetivos, força,
fraquezas e padrões de reação de seus concorrentes. É preciso também desenvolver
um sistema de inteligência competitivo e eficaz, assim os administradores
poderão formular suas estratégias com maior facilidade (Brito, 2013).
Nome
do concorrente
|
Qualidade
|
Preço
|
Condições
de pagamento
|
Localização
|
Atendimento
|
Serviço
aos clientes
|
Garantia
oferecida
|
Joana
|
Boa
|
Maheu=10
Mt
Bolinho=5
Mt
|
Pronto
pagamento
|
Frente
da EPC de Marque-Npl
|
Bom
|
Rasurável
|
Nenhuma
|
Ambulante
|
Rasurável
|
Maheu=10
Mt
Bolinho=10Mt
|
Pronto
pagamento
|
Parque
Popular
|
Mau
|
Péssimo
|
Nenhuma
|
Marta
|
Normal
|
Maheu=10
Mt
Sande
de Badjia=7.5 Mt
|
Pronto
pagamento
|
Atrás
da UCM-FEC
|
Bom
|
Bom
|
Nenhuma
|
Fornecedores
São
pessoas ou empresas que fazem acontecer o seu negócio, ou seja, que fornecem a matéria-prima
do seu negócio, o empreendedor deve manter um bom relacionamento com o
fornecedor. Dessa forma, será possível ter sempre presente as novidades em
termos de fornecimento e negociar o melhor para sua empresa. Além disso, é
importante saber qual o grau de dependência com o fornecedor e até que ponto
uma falha dele poderá ser fatal para o seu empreendimento (Brito, et. al 2013).
Nome
do fornecedor
|
Localização
|
Produto
|
Quantidade
Kg,
lt. Lat, caix.
|
Preço
unitário
|
Condições
de pagamento
|
Prazo
de entrega
|
Família
celeste
|
Npl
|
Milho
|
3
Lata
|
250,00 MZM
|
Em
parcelas
|
1
dia
|
Associação
Hankhone
|
Npl
|
Feijão
Cute
|
1
Lata
|
250,00 MZM
|
Em
parcelas
|
1
dia
|
MozPão
|
Npl
|
Trigo
|
1
Saco
|
800,00 MZM
|
Em
parcelas
|
1
dia
|
Maiaia
|
Npl
|
Óleo
|
20
Litros
|
1 100,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
5
dias
|
Mercado
Central
|
Npl
|
Royal
|
1
Caixa
|
350,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
1
dia
|
Mercado
Central
|
Npl
|
Manteiga
|
1
Caixa
|
300,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
1
dia
|
Mercado
Central
|
Npl
|
Custardes
|
1
Caixa
|
400,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
6
dias
|
Sugar
|
Npl
|
Açúcar
|
1
Pântano
|
1 200,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
2
dias
|
Novos
Horizonte
|
Npl
|
Ovo
|
1
Favos
|
250,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
1
dia
|
Mercado
Central
|
Npl
|
Leite
|
1
Caixa
|
500.00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
3
dias
|
Mercado
Central
|
Npl
|
Coco
ralado
|
1
Caixa
|
1000,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
1
dia
|
Mercado
Resta
|
Npl
|
Temperos
|
6
Kg
|
50,00 MZM
|
Pronto
pagamento
|
1
dia
|
PLANO DE MARKITING
Marketing “corresponde a todas as
actividades da empresa que visam à colaboração de seus produtos ou serviços no
mercado. Assim, o marketing está focado completamente no mercado e no cliente”
(Chivenato, 2012, pp229-230). Acrescenta Massensini
(2011, p.45) “esse documento descreve os principais produtos vendidos,
fabricados ou os principais serviços prestados, define o preço a ser cobrado,
além das estratégias de comunicação a serem utilizadas”. No entanto, o
empreendedor deve saber fazer a sua publicidade de modo a chamar os clientes
para a sua empresa ou estabelecimento, lembrando que não deve fazer uma
estratégia de marketing que possa por em perigo o desenvolvimento do seu negócio.
Produto: diz respeito o que o empreendedor oferece aos seus
clientes, o produto para atender as necessidades e
expectativas do cliente-alvo escolhido, no segmento de mercado definitivo.
Preço:
corresponde com o que os clientes estão dispôs a pelo serviço ou pelo produto
de acordo com o mercado e a concorrência.
Promoção: refere-se ao planejamento
e desenvolvimento de eventos promocionais. Pode ser através de composto
promocional: venda pessoal, venda direta, propaganda, promoção de vendas, publicidade
e relações públicas (Brito, et. al
2013).
Ordem
|
Descrição
do produto
|
Preço
|
Estratégia
promocional
|
Estrutura
de comercialização
|
Localização
|
1
|
Maheu
|
10
Mt
|
8
Mt
|
Panfletos,
TV, Rádio e Internet
|
UCM-FEC.
Cidade de Npl, Bairro Cimento (Zona A) – Moçambique. Os Motivos que nos
levaram a instalar o negócio neste local é que há maior concentração
populacional e com maior aderência do produto.
|
2
|
Gulabos
|
10
Mt
|
8
Mt
|
||
3
|
Pão
|
5
Mt
|
4
Mt
|
||
4
|
Badjia
|
2
Mt
|
2
Mt
|
||
5
|
Água
|
25
Mt
|
20
Mt
|
PLANO OPERACIONAL
Plano operacional diz respeito a
como seu negócio funciona. Nela deve constar a localização do negócio, o
arranjo físico da empresa – também conhecido como layout, ou seja, como será a
distribuição dos setores e equipamentos na sua empresa.
No plano operacional, também é necessário definir a capacidade de produção do
empreendimento, os processos da empresa e a necessidade de pessoal para o
funcionamento do negócio Massensini
(2011, p.46).
Legenda
1.
Congelador
2.
Prateleiras de Copos e Pratos
3.
Cesto de Talheres
4.
Recipiente de Gulabos
5.
Recipiente de Badjias
6.
Recipiente de Pão
7.
Caixa de Dinheiro
8.
Balcão
9.
Fogão a Gás
10. Pia de Pratos
11. Capitos
12. Geleiras
13. Recipiente de Piripiri
14. Fogão a Carvão
15. Gaveta de Trigo, farinha de Feijão
16. Gaveta de Açúcar
17. Espaço de Óleo
18. Balde Bacia
19. Saco de Carvão
20. Quinquilharias
21. Tambor de Água
Processo produtivo
Neste ponto diz respeito a quantidade de
produção ou serviço que a empresa vai ofertar durante um determinado tempo Massensini (2011).
Produto
|
Período
|
||
Diária
|
Semanal
|
Mensal
|
|
Maheu
|
30 litro
|
150 litros
|
660 litros
|
Gulabos
|
100 Gulabos
|
500 Gulabos
|
2200 Gulabos
|
Badjias
|
150 Badjias
|
750 Badjias
|
3300 Badjia
|
Pão
|
60 Pães
|
300 Pães
|
1320 Pães
|
Água
|
15 Frascos de
0/5 litros
|
75 Frascos
|
330 Frascos
|
Processo operacional
É
a maneira como a empresa opera, isto é, o conjunto de processo e operações para
produzir um determinado produto ou serviço. Isso engloba desde a recepção da matéria-prima
até o produto ou serviço chegar nas mãos do cliente (Chivenato, 2012). No
entanto, também serve para detalhar o procedimento de produção de serviços ou
produto ate ao seu término.
Exemplo do Plano operacional de
Gulabos
Ingredientes
|
Modo
de preparação
|
Cobertura
|
Trigo
|
1º
Passo: misturar manteiga e açúcar na quantidade própria, bater ate que o açúcar
se dissolva.
2º
Passo: acrescente o leite na quantidade certa e bater, colar os ovos
necessários e misturar ate misturar-se bem.
3º
Passo: colocar custardes uma quantidade certa para dar uma coloração a massa
e 1 ou duas colheres de sopa de Vanila para dar a essências e a raspa de
Limão vai eliminar o cheiro do Ovo
4º
Passo: adicionar o trigo na quantidade correcta e misturar ate que fique numa
massa pretendida e por fim colocar o Royal para ajudar a lentar a massa e
esperar 1/2 minutos para a fermentação da mesma.
5º
Passo: enrolar os Gulabos, com o modelo que pretende.
6º
Passo: depois de enrolar leve ao lume e frite-os.
7º
Passo: depois de cozido e torrados tire do lume.
|
1º
Passo: coloque na quantidade certa de açúcar num recipiente e coloque ao lume
para o derrecter.
2º
Passo: depois de derrecter tirar do fogo e despejar nos Gulabos já feitos e
adicione o coco ralado e por fim misture bem para que o coco cole no Gulabo.
3º
Passo: por fim está pronto para ser consumido
|
Ovo
|
||
Manteiga/Margarina
|
||
Royal
|
||
Custardes
|
||
Açúcar
|
||
Leite
|
||
Vanila
|
||
Raspa
de Limão
|
Necessidade dos funcionários
Segundo Brito, et. al. (2013), O recurso humano se refere à qualificação
e ao número de pessoas (p.85).
O estabelecimento vai precisar de um
Gerente que vai gerir os processos de produção, ou seja, vai gerir o
estabelecimento e também o mesmo vai estar na caixa; dois Cozinheiros, para
produzirem o Maheu, Badjia e Gulabos; um Garçon, para servir e atender os
clientes e fazer limpeza interno do estabelecimento por fim um Guarda para a
guarnecer o estabelecimento e fazer limpeza externo do estabelecimento.
PLANO FINANCEIRO
Na optica de Brito, et. al. (2013), “plano financeiro
estimam o montante necessário para implantação e operacionalização do negócio”
(p.86). No entanto, Massensini (2011),
investimento da empresa é composto basicamente pelos investimentos
fixos, capital de giro e investimentos pré operacionais. (p.47).
Salario administrativo
Ordem
|
Descrição/cargo
|
Nível académico
|
Quantidade,
|
Função
|
Salario diário
|
Salário mensal
|
1
|
Gerente
|
Médio
|
1
|
Gerir o estabelecimento
|
126,67 MZM
|
3.800,00 MZM
|
4
|
Cozinheiro
|
Médio
|
2
|
Maheu e Gulabos
|
186,67 MZM
|
5.600,00 MZM
|
5
|
Garçon
|
Básico
|
1
|
Atender os clientes
|
66,67 MZM
|
2.000,00 MZM
|
6
|
Guarda
|
Básico
|
1
|
Guarnecer o estabelecimento
|
83,33 MZM
|
2.500,00 MZM
|
|
Subtotal
|
|
|
|
|
13.900,00 MZM
|
|
|
|
|
|
|
|
Matérias fixos
São bens em média durão acima de
um ano.
|
||||||||
Ordem
|
Material
|
Quantidade
|
Preço unitário
|
Total
|
||||
1
|
Congelador
|
1
|
15.000,00 MZM
|
15.000,00 MZM
|
||||
2
|
Geleira
|
1
|
30.000,00 MZM
|
30.000,00 MZM
|
||||
3
|
Fogão a Carvão
|
1
|
1.000,00 MZM
|
1.000,00 MZM
|
||||
4
|
Fogão a gás
|
1
|
2.000,00 MZM
|
2.000,00 MZM
|
||||
5
|
Mesa
|
3
|
500,00 MZM
|
1.500,00 MZM
|
||||
6
|
Cadeiras
|
10
|
200,00 MZM
|
2.000,00 MZM
|
||||
Subtotal
|
48.700,00 MZM
|
51.500,00 MZM
|
||||||
Utensilio
|
||||||||
Descrição
|
Quantidade
|
Preço unitário
|
Total
|
|||||
Balde
|
2
|
100,00 MZM
|
200,00 MZM
|
|||||
Bacias
|
3
|
80,00 MZM
|
240,00 MZM
|
|||||
Piris
|
2
|
400,00 MZM
|
800,00 MZM
|
|||||
Colher de pau
|
2
|
50,00 MZM
|
100,00 MZM
|
|||||
Panela
|
1
|
3.000,00 MZM
|
3.000,00 MZM
|
|||||
Copos plásticos
|
3
|
25,00 MZM
|
75,00 MZM
|
|||||
Copos de vidros
|
8
|
300,00 MZM
|
2.400,00 MZM
|
|||||
Tambor
|
1
|
1.500,00 MZM
|
1.500,00 MZM
|
|||||
Talheres
|
1
|
1.500,00 MZM
|
1.500,00 MZM
|
|||||
Capito
|
1
|
500,00 MZM
|
500,00 MZM
|
|||||
Balde transparente
|
3
|
300,00 MZM
|
900,00 MZM
|
|||||
Frigideira
|
1
|
500,00 MZM
|
500,00 MZM
|
|||||
Subtotal
|
|
|
11.715,00 MZM
|
|||||
Total
|
|
|
63.215,00 MZM
|
|||||
Custo
de depreciação
É o valor que a empresa
guardará durante um período de tempo para que o material caso seja danificado venha
cobrir os gastos técnicos do mesmo.
Ordem
|
Descrição
|
Valor do bem
|
Duração do equipamento
|
Taxa de amortização
|
1
|
Congelador
|
15.000,00 MZM
|
4 Anos
|
300,00 MZM
|
2
|
Geleira
|
35.000,00 MZM
|
6 Anos
|
500,00 MZM
|
3
|
Fogão a carvão
|
1.000,00 MZM
|
1 Ano
|
200,00 MZM
|
4
|
Fogão a gás
|
2.000,00 MZM
|
1 Anos
|
300,00 MZM
|
5
|
Mesa
|
500,00 MZM
|
1 Ano
|
150,00 MZM
|
6
|
Cadeiras
|
200,00 MZM
|
1 Ano
|
50,00 MZM
|
7
|
Outros
|
|
Variável
|
200,00 MZM
|
Total
|
|
1.700,00 MZM
|
Capital
giro (fundo de maneio)
Para Chivenato, (2012), capital giro é o
valor que a empresa a precisa para que o seu negócio fique no activo, envolve
estoque, dinheiro em caixa e em bancos, financiamento a cliente por meios de
contas a receber, salários e em cargos, aluguer, conta de luz, agua e
transporte.
Ordem
|
Descrição
|
Valor total
|
1
|
Total de investimento
em mercadorias
|
10.000,00 MZM
|
2
|
Total de salários
|
13.900,00 MZM
|
3
|
Energia
|
2.000,00 MZM
|
|
Transporte
|
1.300,00 MZM
|
4
|
Água
|
500,00 MZM
|
|
Total
|
27.700,00 MZM
|
Plano
pré operacional
É o quanto o
empreendedor precisará para a reabilitação ou a construção de uma empresa,
desde os gastos da elaboração do PN, Marketing, Capacitação dos funcionários
legalização do espaço ou empresa.
Espaço
|
Valor total
|
Construção
|
150.000,00 MZM
|
Legalização
|
1.500,00 MZM
|
Elaboração PN
|
1.000,00 MZM
|
Publicidade
|
2.000,00 MZM
|
Capacitação
|
3.000,00 MZM
|
Total
|
157.500,00 MZM
|
Total
de investimento do Negócio
As despesas pré operacionais dizem
respeito ao valor que o empreendedor necessita para o arranque das actividades
comerciais ou prestação de serviço Massensini
(2011).
Ordem
|
Descrição
|
Total
|
1
|
Investimento pré operacional
|
157.500,00 MZM
|
2
|
Fundo de maneio
|
27.700,00 MZM
|
3
|
Despesas em Matérias fixos
|
63.215,00 MZM
|
Total
|
248.415,00 MZM
|
Fonte
do capital
Segundo Chivenato,
(2012), “É uma operação por meio da qual a empresa obtem os recursos
financeiros de terceiros para o capital de giro ou activo circulantes e permanentes,
bem como para o investimento” (p. 255). Podendo ser classificado em curto,
médio e longo prazo. Sendo assim o financiamento para este projecto é de longo
prazo.
Ordem
|
Descrição
|
Valor
|
%
|
1
|
Próprio
|
173.890,50 MZM
|
70
|
2
|
Bancário
|
74.524,50 MZM
|
30
|
3
|
Total do valor
|
248.415,00 MZM
|
100
|
Amortização da divida
Amortização da divida é como o empreendedor vai pagar divida
contraída
|
|||
Ordem
|
Descrição
|
Valor
|
% e Tempo
|
1
|
Montante a financiar
|
74.524,50 MZM
|
100%
|
2
|
Prazo (meses)
|
60
|
5 Anos
|
3
|
Período de carência
|
6
|
Meses
|
4
|
Reembolso de capital
|
1.380,08 MZM
|
|
5
|
Taxa de juro
|
11178,675
|
15%
|
Mapa
de despesa
É o valor que o
empreendedor gasta durante um período de tempo para funcionamento do seu negócio.
Ordem
|
Descrição
|
Valor mensal
|
|
1
|
Salário da dos funcionários
|
13.900,00 MZM
|
|
|
Renda
|
200,00 MZM
|
|
|
Subtotal dos custos
fixos
|
14.100,00 MZM
|
|
2
|
Mercadorias
|
10.000,00 MZM
|
|
3
|
Energia
|
2.000,00 MZM
|
|
4
|
Água
|
500,00 MZM
|
|
5
|
Transporte
|
1.300,00 MZM
|
|
|
Subtotal dos custos
variava
|
13.800,00 MZM
|
|
Subtotal
|
27.900,00 MZM
|
||
Imprevistos 5%
|
1.395,00 MZM
|
||
Total
|
29.295,00 MZM
|
Plano
de venda
É a previsão de vendas
que o empreendedor faz durante um determinado tempo.
Produto
|
Quantidade
|
Valor unitário
|
Vendas diárias
|
Vendas mensais
|
Maheu
|
30
|
25,00 MZM
|
750,00 MZM
|
16.500,00 MZM
|
Gulabos
|
100
|
10,00 MZM
|
1.000,00 MZM
|
22.000,00 MZM
|
Pão
|
60
|
5,00 MZM
|
300,00 MZM
|
6.600,00 MZM
|
Badjia
|
150
|
2,00 MZM
|
300,00 MZM
|
6.600,00 MZM
|
Agua
|
15
|
25,00 MZM
|
375,00 MZM
|
8.250,00 MZM
|
Total
|
|
|
2.725,00 MZM
|
59.950,00 MZM
|
Fluxo
de caixa
Na óptica de Brito, et. al. (2013, Fluxo de caixa é
uma ferramenta que controla a movimentação
financeira (as entradas e saídas de recursos
financeiros), em um período determinado, de uma empresa.
Entrada de dinheiro
|
Saldo no início do período
|
248.415,00 MZM
|
Vendas
|
59.950,00 MZM
|
|
Total das receitas
|
59.950,00 MZM
|
|
Saída de dinheiro
|
Custos fixos
|
14.100,00 MZM
|
Variáveis
|
13.800,00 MZM
|
|
Amortização de
equipamento
|
1.700,00 MZM
|
|
Amortização da divida
|
1.380,08 MZM
|
|
Total de despesas
|
30.980,08 MZM
|
|
Saldo no fim do período
|
28.969,92 MZM
|
Demostração
de resultado
É o documento financeiro utilizado para projetar e acompanhar o
resultado da empresa, ou seja, é o indicador que facilita ao empreendedor
compreender qual é o ponto de equilibro da sua empresa (Massensini 2011).
Descrição
|
Valor total
|
Receita total
|
59.950,00 MZM
|
Margem de contribuição
|
17.180,08 MZM
|
Resultado operacional
(resultado bruto)
|
14.050,00 MZM
|
Imposto 3%
|
421,50 MZM
|
Resultado liquido
|
28.298,42 MZM
|
INDICADOR
DE VIABILIDADE
É o indicador que facilita ao empreender
saber em quanto tempo terá o retorno do seu investimento.
Descrição
|
Valor
|
Unidade de Medida
|
PE mensal
|
0,82 MZM
|
Mt
|
IMC
|
77
|
%
|
PRI
|
30 Dias
|
Tempo
|
Lucratividade
|
47
|
%
|
Rentabilidade
|
97
|
%
|
Conclusão
Da
abordagem feita e pelos dados apresentados no indicador de viabilidade, mostra
que o plano de negócio serve para orientar o empreendedor a prever as possíveis
vendas e avaliar o negócio, se vale a pena investir no negócio ou não, ou seja,
é uma infinidade de informações que lhe permitirão ter um retrato do negócio
hoje e no futuro. Tudo isso, para minimizar os riscos de trabalho não dar
certo.
Indicador
de viabilidade diz respeito aos aspectos do negócio, ou seja, é através dela
que o empreendedor vai distinguir qual é o estado económico do seu negócio.
Descrição mensal
|
Valor
|
Unidade de Medida
|
PE
|
0,82 MZM
|
Mt
|
IMC
|
77
|
%
|
PRI
|
30 Dias
|
Tempo
|
Lucratividade
|
47
|
%
|
Rentabilidade
|
97
|
%
|
Com
estes dados do indicador o projecto tem grande lucratividade e tem menos risco,
ou seja, temos um ponto de equilíbrio estável.
Referência bibliográfica
Chiavenato, I. (2012). Empreendedorismo:
dando asas ao espirito empreendedor (4ª edição). Barueri, S. Paulo,
Brasil: Manole.
Massinsini, A. R.
(2011). Empreendedorismo. Brasil:
e-Tec.
Brito,
A. M., Pereira, A. S. & Lionard, A. P. (2013). Empreendedorismo. Brasil: e-Tec.
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