project de neg


Índice


Plano de negócios  também chamado plano empresarial, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. A utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização.
Massensini (2011, p.43), “é resumo dos principais pontos do seu negócio (incluindo indicadores de viabilidade, tais como: lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento e ponto de equilíbrio) ”. Nesta vertente, no SE também deve constar sobre os dados dos empreendedores, dados do empreendimento, missão da empresa, setor de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social discriminando por sócio e com percentual de participação e fonte de recursos.
A cooperativa Nemelle N’lhe é um empreendimento que se localiza na província de Nampula, no distrito do mesmo nome, na zona urbana, na Avenida 25 de Setembro enfrente da UCM-FEC. É uma cooperativa que se dedica a venda de produtos de primeira necessidade (venda de Gulabos e Maheu).
As razões que levaram a cooperativa acima referida a criar o projecto é de melhorar as condições económicas de sócios e funcionários da empresa e reduzir o desemprego na sociedade, assim promovendo o desenvolvimento social, a função da cooperativa é de fornecer alimentos (produtos) para os estudantes da UCM-FEC, FADIR, Mussabimbique e os de mais.
O valor financiado pelos parceiros e pelo banco comercial será investido no negócio para o desenvolvimento da cooperativa.
O valor financiado pelo banco comercial será pago mensalmente, após 6 meses do período de carência do negócio. O empréstimo obtido é de longo prazo (5 anos). A garantia oferecida ao banco é dos imoves do próprio empreendimento.

Indicador de viabilidade

Descrição mensal
Valor
Unidade de Medida
PE
0,82 MZM
Mt
IMC
77
%
PRI
30 Dias
Tempo
Lucratividade
47
%
Rentabilidade
97
%

Dados do empreendimento





Tipo de empreendimento 
Cooperativa
Nome fantasma
Nemelle N’lhe (paremos para comer)
Localização
Av. 25 de Setembro-Nampula. Frente da UCM-FEC
Nuit e contacto
NUIT: 000000000, Contacto: (+258) 8888888888
Data de criação e legalização
30 de Abril de 2019.  Legalização dia 17 de Maio de 2019
Missão
Fornecer os produtos com qualidade, eficiência, bom atendimento aos clientes, bom relacionamento da equipe de trabalho. 
Visão
Expandir os serviços para todas as instituições de ensino (Secundário, Médio profissional e Superiores) e ser reconhecido ao nível da província.
Sector de actividade
Comercio. Venda de Maheu e Gulabos
Fonte do capital
Ordem
Descrição
Valor
%
1
Próprio
173.890,50 MZM
70
2
Bancário
74.524,50 MZM
30
3
Total do valor
248.415,00 MZM
100

Capital social discriminando por sócio e com percentual de participação

Sócios
Valor de contribuição
%
Aires
50.428,25 MZM
29%
Gabriel
38.255,91 MZM
22%
Bonde
36.517,01 MZM
21%
Rapce
27.822,48 MZM
16%
Mucuna
20.866,86 MZM
12%
Total
173.890,50 MZM
100%

PLANO DE NEGÓCIO

Segundo Chivenato (2012, p.150), “plano de negócio é documento que abarca um conjunto de dados e informações sobre o futuro empreendimento e define suas características e condições para proporcionar uma análise da sua viabilidade e dos riscos, bem como para facilitar sua implantação”. Massensini (2011, p.42), acrescenta a ideia a cima ilustrada dizendo, “Podemos dizer que ele é um mapa de todo o percurso necessário para a consolidação do empreendimento a ser montado”.

Dados dos empreendedores

Diz respeito aos dados do empreendedor promotor do negócio e seus sócios da empresa ou empreendimento Massensini (2011).
Ordem
Nome
Endereço
Contacto
1
Filomena Trinta Aires 
Bairro de Napipine, Q. 10, Casa Nº 200
44444444
2
Reginaldo Afonso Henriques Gabriel
Bairro de Carrupeia, Q.7, 5º Congresso Nº 24
88855555
3
Júlia Alberto Bonde
Bairro Militar, Casa Nº 84
88777777
4
Júlia Alfredo Rapce
Av. 25 de Junho, Rua 25 de junho, Nº de casa 182
Muhala expansão
888888888
5
Henriques Domingos Damião Mucuna
Rua 543, Napipine-Nampula, Nº de casa 342
899999999

Equipa de gestão  

MOTIVAÇÃO
Será os valores monetários (dinheiro), satisfaz a 1ª necessidade alimentícias os estudantes da UCM-FEC, DAIR, Mussabimbique entre outros.
Nível de formação
Licenciatura em ciências de Educação especialização em psicopedagogia.
Habilidades
Fazer Maheu, fazer Gulabos, Badjias, preparação de Piripiri com Limão.  
Experiencias
Venda de produtos a cima referidos sem referência empresaria (vendas pessoas, ou seja, caseiros).

Empreendimento

Brito (2013), Define Uma empresa é como “uma pessoa jurídica ou sistema econômico que tem como objetivo exercer uma atividade particular, pública ou de economia mista, que produza e ofereça bens e/ou serviços, com o objetivo de atender à alguma necessidade humana” (p.31). Porém, o objectivo pode variar consoante o tipo de empresa, podendo ser, Produção ou comercialização de bens, Prestação de serviços. Atividades comunitárias.
Nos referindo do tipo de ramo da actividade é empresa comercial, ou seja, o plano de negócio feito é para as empresas comerciais. A empresa comercial é aquelas que vendem produtos acabados direitamente ao consumidor Brito (2013).
O projecto é uma cooperativa, há uma juncão das habilidades e capacidades de produção dos mesmos produtos, dai que houve a necessidades de juntas estas habilidades para que possamos expandir ao nível do município, evitando assim a venda dos produtos de uma forma alheia que não venha dar bons resultados e o não reconhecimento das capacidades.
Abaixo está o quadro resumo de empreendimento
Tipo de empreendimento 
Cooperativa
Nome fantasma
Nemelle N’lhe (paremos para comer)
Localização
Av. 25 de Setembro-Nampula. Frente da UCM-FADIR
Nuit e contacto
NUIT: 000000000, Contacto: (+258) 8888888888
Data de criação e legalização
30 de Abril de 2019.  Legalização dia 17 de maio de 2019
Missão
Fornecer os produtos com qualidade, eficiência, bom atendimento aos clientes, bom relacionamento da equipe de trabalho. 
Visão
Expandir os serviços para todas as instituições de ensino (Secundário, Médio profissional e Superiores) e ser reconhecido ao nível da província.
Sector de actividade
Comercio. Venda de Maheu e Gulabos
Objectivo
Fornecer os alimentos para todos os estudantes tanto para outros, com bom preço e com boa qualidade, para satisfaz as necessidades primárias “fome e sede”.
Prespectivas
Fornecer serviços com boa qualidade para conquistar os clientes, lucrar o suficiente para que durante 2 anos, haja o aumento do espaço de atendimento aos clientes e ser reconhecido ao nível da província através de boa qualidade que o estabelecimento fornecerá para o público.
O nome do empreendimento “Nemelle N’lhe” que em português significa Paremos para Comer. A escolha deste nome para o empreendimento deve-se ao facto que vários estudantes, se focalizam apenas nos seus estudos sem se alimentar, ou porque o valor que tem não basta para comprar uma Sandes, Apa entre outros, e com abertura deste estabelecimento facilitará aos estudantes se deslocarem para se alimentar independentemente do valor que tiver.
De salientar que, não se estuda perfeitamente em quando que o estomago está vazio, sendo assim deve se pausar os estudos por um momento para se alimentar.

ANÁLISE DO MERCADO

Kotler e Keller (2006, cit. em Brito, 2013, p.80),designam o mercado consumidor como “o conjunto de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo”.

Clientes

Cliente é o público-alvo que vai ser beneficiado do serviço prestado, nele importa referir os seguintes aspectos “quem são, onde estão, suas necessidades”. Importa salientar que os clientes são aqueles que estão dispostos em pagar os seus produtos ou seus serviços Massensini (2011). Para Chivenato (2012), “cliente pode ser uma organização, uma empresa, um distribuidor, um atacadista, um usuário dos produtos ou serviços ou um consumidor final” (p. 235). Portanto, um cliente pode ajudar no desenvolvimento da empresa ou não., na medida que compra ou não o produto.
Público-alvo
Quando é que vem para o estabelecimento
Quanto pagão pelo produto
Período
Área de abrangência
Quantos são
Estudantes da UCM-FEC, UCM-DADIR, Mussabimbique e funcionários das mesmas instituições 
Sempre que estiverem a sentir fome, cede e estiverem livres 
Gulabos=10 Mt, Maheu=10 Mt,
Badjia=2 Mt
Pão=5 Mt
Sande de Badjia=10 Mt
Das 07h00 as 22h00.
Enfrente da UCM-FEC
Número variável dos clientes

Concorrentes

São as empresas ou pessoas que oferecem os mesmos serviços ou produtos para os mesmos clientes, para conhecer melhor os clientes o empreendedor deve conhecer os seguintes aspectos dos concorrentes: as estratégias, objetivos, força, fraquezas e padrões de reação de seus concorrentes. É preciso também desenvolver um sistema de inteligência competitivo e eficaz, assim os administradores poderão formular suas estratégias com maior facilidade (Brito, 2013).
Nome do concorrente
Qualidade
Preço
Condições de pagamento
Localização
Atendimento
Serviço aos clientes
Garantia oferecida
Joana
Boa
Maheu=10 Mt
Bolinho=5 Mt
Pronto pagamento 
Frente da EPC de Marque-Npl
Bom
Rasurável
Nenhuma
Ambulante
Rasurável
Maheu=10 Mt
Bolinho=10Mt
Pronto pagamento
Parque Popular
Mau
Péssimo
Nenhuma
Marta
Normal
Maheu=10 Mt
Sande de Badjia=7.5 Mt
Pronto pagamento
Atrás da UCM-FEC
Bom
Bom
Nenhuma

Fornecedores

São pessoas ou empresas que fazem acontecer o seu negócio, ou seja, que fornecem a matéria-prima do seu negócio, o empreendedor deve manter um bom relacionamento com o fornecedor. Dessa forma, será possível ter sempre presente as novidades em termos de fornecimento e negociar o melhor para sua empresa. Além disso, é importante saber qual o grau de dependência com o fornecedor e até que ponto uma falha dele poderá ser fatal para o seu empreendimento (Brito, et. al 2013).
Nome do fornecedor
Localização
Produto
Quantidade
Kg, lt. Lat, caix.
Preço unitário
Condições de pagamento
Prazo de entrega
Família celeste
Npl
Milho
3 Lata
250,00 MZM
Em parcelas
1 dia
Associação Hankhone
Npl
Feijão Cute
1 Lata
250,00 MZM
Em parcelas
1 dia
MozPão
Npl
Trigo
1 Saco
800,00 MZM
Em parcelas
1 dia
Maiaia
Npl
Óleo
20 Litros
1 100,00 MZM
Pronto pagamento
5 dias
Mercado Central
Npl
Royal
1 Caixa
350,00 MZM
Pronto pagamento
1 dia
Mercado Central
Npl
Manteiga
1 Caixa
300,00 MZM
Pronto pagamento
1 dia
Mercado Central
Npl
Custardes
1 Caixa
400,00 MZM
Pronto pagamento
6 dias
Sugar
Npl
Açúcar
1 Pântano
1 200,00 MZM
Pronto pagamento
2 dias
Novos Horizonte
Npl
Ovo
1 Favos
250,00 MZM
Pronto pagamento
1 dia
Mercado Central
Npl
Leite
1 Caixa
 500.00 MZM
Pronto pagamento
3 dias
Mercado Central
Npl
Coco ralado
1 Caixa
 1000,00 MZM
Pronto pagamento
1 dia
Mercado Resta
Npl
Temperos
6 Kg
50,00 MZM
Pronto pagamento
1 dia

PLANO DE MARKITING

Marketing “corresponde a todas as actividades da empresa que visam à colaboração de seus produtos ou serviços no mercado. Assim, o marketing está focado completamente no mercado e no cliente” (Chivenato, 2012, pp229-230). Acrescenta Massensini (2011, p.45) “esse documento descreve os principais produtos vendidos, fabricados ou os principais serviços prestados, define o preço a ser cobrado, além das estratégias de comunicação a serem utilizadas”. No entanto, o empreendedor deve saber fazer a sua publicidade de modo a chamar os clientes para a sua empresa ou estabelecimento, lembrando que não deve fazer uma estratégia de marketing que possa por em perigo o desenvolvimento do seu negócio.
Produto: diz respeito o que o empreendedor oferece aos seus clientes, o produto para atender as necessidades e expectativas do cliente-alvo escolhido, no segmento de mercado definitivo.
Preço: corresponde com o que os clientes estão dispôs a pelo serviço ou pelo produto de acordo com o mercado e a concorrência.
Promoção: refere-se ao planejamento e desenvolvimento de eventos promocionais. Pode ser através de composto promocional: venda pessoal, venda direta, propaganda, promoção de vendas, publicidade e relações públicas (Brito, et. al 2013).

Ordem
Descrição do produto
Preço 
Estratégia promocional
Estrutura de comercialização
Localização
1
Maheu
10 Mt
8 Mt
Panfletos, TV, Rádio e Internet


UCM-FEC. Cidade de Npl, Bairro Cimento (Zona A) – Moçambique. Os Motivos que nos levaram a instalar o negócio neste local é que há maior concentração populacional e com maior aderência do produto.
2
Gulabos
10 Mt
8 Mt
3
Pão
5 Mt
4 Mt
4
Badjia
2 Mt
2 Mt
5
Água

25 Mt
20 Mt

PLANO OPERACIONAL

Plano operacional diz respeito a como seu negócio funciona. Nela deve constar a localização do negócio, o arranjo físico da empresa – também conhecido como layout, ou seja, como será a distribuição dos setores e equipamentos na sua empresa. No plano operacional, também é necessário definir a capacidade de produção do empreendimento, os processos da empresa e a necessidade de pessoal para o funcionamento do negócio Massensini (2011, p.46).

Arranjo físico do espaço (layout) é o “planejamento do espaço a ser ocupado para as operações do negócio. Representa melhor disposição possível das máquinas e dos equipamentos, das mesas e dos móveis e de todos os recursos matérias ao longo do processo de produção para implementa-lo e facilita-lo” (Chivenato, 2012, p. 208).  
Legenda

1.      Congelador
2.      Prateleiras de Copos e Pratos
3.      Cesto de Talheres
4.      Recipiente de Gulabos
5.      Recipiente de Badjias
6.      Recipiente de Pão
7.      Caixa de Dinheiro
8.       Balcão
9.      Fogão a Gás
10.  Pia de Pratos
11.  Capitos
12.  Geleiras
13.  Recipiente de Piripiri
14.  Fogão a Carvão
15.  Gaveta de Trigo, farinha de Feijão
16.  Gaveta de Açúcar
17.  Espaço de Óleo
18.  Balde Bacia
19.  Saco de Carvão
20.  Quinquilharias
21.  Tambor de Água 

Processo produtivo

Neste ponto diz respeito a quantidade de produção ou serviço que a empresa vai ofertar durante um determinado tempo Massensini (2011).
Produto
Período
Diária
Semanal
Mensal
Maheu
30 litro
150 litros
660 litros
Gulabos
100 Gulabos
500 Gulabos
2200 Gulabos
Badjias
150 Badjias
750 Badjias
3300 Badjia
Pão
60 Pães
300 Pães
1320 Pães
Água
15 Frascos de 0/5 litros
75 Frascos
330 Frascos

Processo operacional

É a maneira como a empresa opera, isto é, o conjunto de processo e operações para produzir um determinado produto ou serviço. Isso engloba desde a recepção da matéria-prima até o produto ou serviço chegar nas mãos do cliente (Chivenato, 2012). No entanto, também serve para detalhar o procedimento de produção de serviços ou produto ate ao seu término.

Exemplo do Plano operacional de Gulabos

Ingredientes
Modo de preparação
Cobertura
Trigo
1º Passo: misturar manteiga e açúcar na quantidade própria, bater ate que o açúcar se dissolva.
2º Passo: acrescente o leite na quantidade certa e bater, colar os ovos necessários e misturar ate misturar-se bem.
3º Passo: colocar custardes uma quantidade certa para dar uma coloração a massa e 1 ou duas colheres de sopa de Vanila para dar a essências e a raspa de Limão vai eliminar o cheiro do Ovo
4º Passo: adicionar o trigo na quantidade correcta e misturar ate que fique numa massa pretendida e por fim colocar o Royal para ajudar a lentar a massa e esperar 1/2 minutos para a fermentação da mesma.
5º Passo: enrolar os Gulabos, com o modelo que pretende.
6º Passo: depois de enrolar leve ao lume e frite-os.
7º Passo: depois de cozido e torrados tire do lume.  
1º Passo: coloque na quantidade certa de açúcar num recipiente e coloque ao lume para o derrecter.
2º Passo: depois de derrecter tirar do fogo e despejar nos Gulabos já feitos e adicione o coco ralado e por fim misture bem para que o coco cole no Gulabo.
3º Passo: por fim está pronto para ser consumido    
Ovo
Manteiga/Margarina
Royal
Custardes
Açúcar
Leite
Vanila
Raspa de Limão

Necessidade dos funcionários

Segundo Brito, et. al. (2013), O recurso humano se refere à qualificação e ao número de pessoas (p.85).
O estabelecimento vai precisar de um Gerente que vai gerir os processos de produção, ou seja, vai gerir o estabelecimento e também o mesmo vai estar na caixa; dois Cozinheiros, para produzirem o Maheu, Badjia e Gulabos; um Garçon, para servir e atender os clientes e fazer limpeza interno do estabelecimento por fim um Guarda para a guarnecer o estabelecimento e fazer limpeza externo do estabelecimento.   

PLANO FINANCEIRO

Na optica de Brito, et. al. (2013), “plano financeiro estimam o montante necessário para implantação e operacionalização do negócio” (p.86). No entanto, Massensini (2011), investimento da empresa é composto basicamente pelos investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré operacionais. (p.47).

Salario administrativo

Ordem
Descrição/cargo
Nível académico
Quantidade,
Função
Salario diário
Salário mensal
1
Gerente
Médio
1
Gerir o estabelecimento
126,67 MZM
3.800,00 MZM
4
Cozinheiro
Médio
2
Maheu e Gulabos
186,67 MZM
5.600,00 MZM
5
Garçon
Básico
1
Atender os clientes
66,67 MZM
2.000,00 MZM
6
Guarda
Básico
1
Guarnecer o estabelecimento
83,33 MZM
2.500,00 MZM

Subtotal




13.900,00 MZM









Matérias fixos

São bens em média durão acima de um ano.


Ordem
Material
Quantidade
Preço unitário
Total

1
Congelador
1
15.000,00 MZM
15.000,00 MZM

2
Geleira
1
30.000,00 MZM
30.000,00 MZM

3
Fogão a Carvão
1
1.000,00 MZM
1.000,00 MZM

4
Fogão a gás
1
2.000,00 MZM
2.000,00 MZM

5
Mesa
3
500,00 MZM
1.500,00 MZM

6
Cadeiras
10
200,00 MZM
2.000,00 MZM

Subtotal
48.700,00 MZM
51.500,00 MZM
Utensilio
Descrição
Quantidade
Preço unitário
Total
Balde
2
100,00 MZM
200,00 MZM
Bacias
3
80,00 MZM
240,00 MZM
Piris 
2
400,00 MZM
800,00 MZM
Colher de pau
2
50,00 MZM
100,00 MZM
Panela
1
3.000,00 MZM
3.000,00 MZM
Copos plásticos
3
25,00 MZM
75,00 MZM
Copos de vidros
8
300,00 MZM
2.400,00 MZM
Tambor
1
1.500,00 MZM
1.500,00 MZM
Talheres
1
1.500,00 MZM
1.500,00 MZM
Capito
1
500,00 MZM
500,00 MZM
Balde transparente
3
300,00 MZM
900,00 MZM
Frigideira
1
500,00 MZM
500,00 MZM
Subtotal


11.715,00 MZM
Total


63.215,00 MZM

Custo de depreciação         

É o valor que a empresa guardará durante um período de tempo para que o material caso seja danificado venha cobrir os gastos técnicos do mesmo.   
Ordem
Descrição
Valor do bem
Duração do equipamento
Taxa de amortização
1
Congelador
15.000,00 MZM
4 Anos
300,00 MZM
2
Geleira
35.000,00 MZM
6 Anos
500,00 MZM
3
Fogão a carvão
1.000,00 MZM
1 Ano
200,00 MZM
4
Fogão a gás
2.000,00 MZM
1 Anos
300,00 MZM
5
Mesa
500,00 MZM
1 Ano
150,00 MZM
6
Cadeiras
200,00 MZM
1 Ano
50,00 MZM
7
Outros

Variável
200,00 MZM
Total

1.700,00 MZM

Capital giro (fundo de maneio)

Para Chivenato, (2012), capital giro é o valor que a empresa a precisa para que o seu negócio fique no activo, envolve estoque, dinheiro em caixa e em bancos, financiamento a cliente por meios de contas a receber, salários e em cargos, aluguer, conta de luz, agua e transporte.
Ordem
Descrição
Valor total
1
Total de investimento em mercadorias
10.000,00 MZM
2
Total de salários
13.900,00 MZM
3
Energia
2.000,00 MZM

Transporte
1.300,00 MZM
4
Água
500,00 MZM

Total
27.700,00 MZM

Plano pré operacional

É o quanto o empreendedor precisará para a reabilitação ou a construção de uma empresa, desde os gastos da elaboração do PN, Marketing, Capacitação dos funcionários legalização do espaço ou empresa.
Espaço
Valor total
Construção
150.000,00 MZM
Legalização
1.500,00 MZM
Elaboração PN
1.000,00 MZM
Publicidade
2.000,00 MZM
Capacitação
3.000,00 MZM
Total
157.500,00 MZM

Total de investimento do Negócio

As despesas pré operacionais dizem respeito ao valor que o empreendedor necessita para o arranque das actividades comerciais ou prestação de serviço Massensini (2011).
Ordem
Descrição
Total
1
Investimento pré operacional
157.500,00 MZM
2
Fundo de maneio
27.700,00 MZM
3
Despesas em Matérias fixos
63.215,00 MZM
Total
248.415,00 MZM

Fonte do capital

Segundo Chivenato, (2012), “É uma operação por meio da qual a empresa obtem os recursos financeiros de terceiros para o capital de giro ou activo circulantes e permanentes, bem como para o investimento” (p. 255). Podendo ser classificado em curto, médio e longo prazo. Sendo assim o financiamento para este projecto é de longo prazo.
Ordem
Descrição
Valor
%
1
Próprio
173.890,50 MZM
70
2
Bancário
74.524,50 MZM
30
3
Total do valor
248.415,00 MZM
100

Amortização da divida

Amortização da divida é como o empreendedor vai pagar divida contraída 

Ordem
Descrição
Valor
 % e Tempo
1
Montante a financiar
74.524,50 MZM
100%
2
Prazo (meses)
60
5 Anos
3
Período de carência
6
Meses
4
Reembolso de capital
1.380,08 MZM

5
Taxa de juro
11178,675
15%

Mapa de despesa

É o valor que o empreendedor gasta durante um período de tempo para funcionamento do seu negócio.
Ordem
Descrição
Valor mensal
1
Salário da dos funcionários
13.900,00 MZM

Renda
200,00 MZM

Subtotal dos custos fixos
14.100,00 MZM
2
Mercadorias
10.000,00 MZM
3
Energia
2.000,00 MZM
4
Água
500,00 MZM
5
Transporte
1.300,00 MZM

Subtotal dos custos variava
13.800,00 MZM
Subtotal
27.900,00 MZM
Imprevistos 5%
1.395,00 MZM
Total
29.295,00 MZM

Plano de venda

É a previsão de vendas que o empreendedor faz durante um determinado tempo.
Produto
Quantidade
Valor unitário
Vendas diárias
Vendas mensais
Maheu
30
25,00 MZM
750,00 MZM
16.500,00 MZM
Gulabos
100
10,00 MZM
1.000,00 MZM
22.000,00 MZM
Pão
60
5,00 MZM
300,00 MZM
6.600,00 MZM
Badjia
150
2,00 MZM
300,00 MZM
6.600,00 MZM
Agua
15
25,00 MZM
375,00 MZM
8.250,00 MZM
Total


2.725,00 MZM
59.950,00 MZM

Fluxo de caixa

Na óptica de Brito, et. al. (2013, Fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros), em um período determinado, de uma empresa.
            Entrada de dinheiro
Saldo no início do período
248.415,00 MZM
Vendas
59.950,00 MZM
Total das receitas
59.950,00 MZM
Saída de dinheiro
Custos fixos
14.100,00 MZM
Variáveis
13.800,00 MZM
Amortização de equipamento
1.700,00 MZM
Amortização da divida
1.380,08 MZM
Total de despesas
30.980,08 MZM
Saldo no fim do período
28.969,92 MZM

Demostração de resultado

É o documento financeiro utilizado para projetar e acompanhar o resultado da empresa, ou seja, é o indicador que facilita ao empreendedor compreender qual é o ponto de equilibro da sua empresa (Massensini 2011). 
Descrição
Valor total
Receita total
59.950,00 MZM
Margem de contribuição
17.180,08 MZM
Resultado operacional (resultado bruto)
14.050,00 MZM
Imposto 3%
421,50 MZM
Resultado liquido
28.298,42 MZM

INDICADOR DE VIABILIDADE

É o indicador que facilita ao empreender saber em quanto tempo terá o retorno do seu investimento.
Descrição
Valor
Unidade de Medida
PE mensal
0,82 MZM
Mt
IMC
77
%
PRI
30 Dias
Tempo
Lucratividade
47
%
Rentabilidade
97
%



Conclusão

Da abordagem feita e pelos dados apresentados no indicador de viabilidade, mostra que o plano de negócio serve para orientar o empreendedor a prever as possíveis vendas e avaliar o negócio, se vale a pena investir no negócio ou não, ou seja, é uma infinidade de informações que lhe permitirão ter um retrato do negócio hoje e no futuro. Tudo isso, para minimizar os riscos de trabalho não dar certo.
Indicador de viabilidade diz respeito aos aspectos do negócio, ou seja, é através dela que o empreendedor vai distinguir qual é o estado económico do seu negócio.
Descrição mensal
Valor
Unidade de Medida
PE
0,82 MZM
Mt
IMC
77
%
PRI
30 Dias
Tempo
Lucratividade
47
%
Rentabilidade
97
%
Com estes dados do indicador o projecto tem grande lucratividade e tem menos risco, ou seja, temos um ponto de equilíbrio estável.

Referência bibliográfica

Chiavenato, I. (2012). Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor (4ª edição). Barueri, S.       Paulo,                          Brasil: Manole.
Massinsini, A. R. (2011). Empreendedorismo. Brasil: e-Tec.
Brito, A. M., Pereira, A. S. & Lionard, A. P. (2013). Empreendedorismo. Brasil: e-Tec.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os meios de ensino

modelos de supervisão pedagógicas e tipos de supervisão.

O DESAFIO DA QUALIDADE DE ENSINO BÁSICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE